PROJETO NÓS FAZEMOS O BEM,E VOCÊ?
INFANTIL V
JUSTIFICATIVA:
Pensando
nos alunos,no educar(tarefa das mais difíceis)!Como se preparar na vida e para
a vida?
Alguns
valores e atitudes devem e podem ser trabalhadas na escola,sendo assim pensando
na formação moral que inicia aos nossos alunos,cabe-me empenho para essa
realização.
OBJETIVOS:
-Entender
a importância das virtudes,como tendência para o bem,sendo partilhadas desde a
pré-escola,levando os alunos á construção da autonomia
-Sensibilizar
os alunos em relação á importância da boa convivência para criar um ambiente
agradável na sala de aula.
-Desenvolver
reflexões sobre ações corriqueiras.Reconhecer que desde pequeno,podemos
desenvolver boa educação e boas maneiras.
-Melhorar
a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem
algumas atitudes que causam indisciplina.
-Entender
o respeito e a proteção as pessoas,animais e plantas.
DESENVOLVIMENTO:
Algumas
atividades são realizadas com rodas de conversa,levando cada aluno a expor suas
idéias e opiniões.
-Perceber
a importância do outro.
-Aceitar
as diferenças e as opiniões.
-Respeitar
os colegas,funcionários,professores e quem visita a sala.
-Desenvolver
atitudes de solidariedade.
-Respeitar
e ajudar as pessoas,os idosos,os portadores de necessidades especiais,raças e
culturas.
-Entender
e desenvolver atitudes de respeito com o meio ambiente.
-Diversas
dinâmicas como:
-Urso(amizade,respeito
e outras virtudes).
-Muro
das lamentações(alunos e pais).
-As
flores.
-Árvore
dos sonhos.
-Músicas
que falam dessas virtudes(bola de meia e bola de gude),(tempo de mudar).
-Confecção
de bonecos,identificando as diferenças de cada um.
-Observação
de imagens que tratam assuntos da carta da terra e como podemos fazer o bem.
-Perceber
os sinais vitais dos amigos,levando-os á questionamentos.
-Videos
“pardo sim,sujo não”,happy feet,era do gelo.
-Realização
de assembléia com as crianças.
-Textos
de informação sobre cobras e a ave quero-quero.
Diversas
histórias como (aceitando pelo o que é),(á árvore dos meus amigos),(o pássaro
lindo) e o( livro das histórias de valor).
-Poesia.
-Recados
solidários(entregues no portão da escola para quem passar).
-Confecção
da ponte (para um futuro melhor).
Avaliação:
Rodas
de conversa,observando o desenvolvimento e participação de todos os
alunos,interação,se os comportamentos estão sendo o esperado.Se todos estão
envolvidos e interessados com a proposta.Se todos estão construindo e criando
novos valores.