REFLEXÃO

..não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

terça-feira, 8 de novembro de 2011


PROJETO NÓS FAZEMOS O BEM,E VOCÊ?
INFANTIL V

JUSTIFICATIVA:
Pensando nos alunos,no educar(tarefa das mais difíceis)!Como se preparar na vida e para a vida?
Alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhadas na escola,sendo assim pensando na formação moral que inicia aos nossos alunos,cabe-me empenho para essa realização.
OBJETIVOS:
-Entender a importância das virtudes,como tendência para o bem,sendo partilhadas desde a pré-escola,levando os alunos á construção da autonomia
-Sensibilizar os alunos em relação á importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
-Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.Reconhecer que desde pequeno,podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
-Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam indisciplina.
-Entender o respeito e a proteção as pessoas,animais e plantas.
DESENVOLVIMENTO:
Algumas atividades são realizadas com rodas de conversa,levando cada aluno a expor suas idéias e opiniões.
-Perceber a importância do outro.
-Aceitar as diferenças e as opiniões.
-Respeitar os colegas,funcionários,professores e quem visita a sala.
-Desenvolver atitudes de solidariedade.
-Respeitar e ajudar as pessoas,os idosos,os portadores de necessidades especiais,raças e culturas.
-Entender e desenvolver atitudes de respeito com o meio ambiente.
-Diversas dinâmicas como:
-Urso(amizade,respeito e outras virtudes).
-Muro das lamentações(alunos e pais).
-As flores.
-Árvore dos sonhos.
-Músicas que falam dessas virtudes(bola de meia e bola de gude),(tempo de mudar).
-Confecção de bonecos,identificando as diferenças de cada um.
-Observação de imagens que tratam assuntos da carta da terra e como podemos fazer o bem.
-Perceber os sinais vitais dos amigos,levando-os á questionamentos.
-Videos “pardo sim,sujo não”,happy feet,era do gelo.
-Realização de assembléia com as crianças.
-Textos de informação sobre cobras e a ave quero-quero.
Diversas histórias como (aceitando pelo o que é),(á árvore dos meus amigos),(o pássaro lindo) e o( livro das histórias de valor).
-Poesia.
-Recados solidários(entregues no portão da escola para quem passar).
-Confecção da ponte (para um futuro melhor).
Avaliação:
Rodas de conversa,observando o desenvolvimento e participação de todos os alunos,interação,se os comportamentos estão sendo o esperado.Se todos estão envolvidos e interessados com a proposta.Se todos estão construindo e criando novos valores.


DINÂMICA COM OS PAIS:


MURO DAS LAMENTAÇÕES