REFLEXÃO

..não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

sábado, 29 de dezembro de 2012

PROJETO TRABALHADO 2012


PROJETO:QUE ANIMAL É ESSE? 
AUTORES         
Márcia Regina Bulgarelli
PÚBLICO ALVO
Crianças de 3 anos-infantil III
JUSTIFICATIVA
Acreditamos que uma das formas que se dá á aprendizagem é através do   conhecimento social.
Para Vygostsky(1984),a aprendizagem e o desenvolvimento existem na criança desde o dia em que ela nasce e a escola tem o papel de aprimorar os conhecimentos da criança e jamais deixar de valorizar as experiências que são adquiridas através do seu convívio social e cultural.
Segundo Piaget,a aprendizagem ocorre a partir do conhecimento e dependerá da relação sujeito e meio.Assim sendo, o conhecimento social acontece partindo das idéias piagetianas,(o qual o presente projeto se norteará),pretendemos trabalhar através do conhecimento social com o tema”animais”.
OBJETIVOS
 -Considerando a importância de conhecer os diferentes tipos de animais o projeto tem como objetivo:
-Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos,bem como suas características e necessidades vitais.
-Conhecimentos dos cuidados básicos dos pequenos animais e preservação a vida destes na natureza.
-Ampliação de conhecimentos de mundo através da interação com o meio social.
-Estabelecimento progressivo a diferenciação entre os conhecimentos de senso comum e os conhecimentos  científicos
Ao socializar esse projeto com os alunos,pretendemos estimular o interesse,a imaginação,levando-os a interagirem com perguntas e respostas,desenvolvendo a oralidade bem como a criatividade através da expressão por meio de desenhos,de falas e outras formas de representação.Pretendemos ainda levá-los a reflexão e tomada de consciência dos cuidados e preservação dos animais. Integrando todas as atividades tendo-se como objetivo proporcionar as crianças a aprendizagem das noções básicas necessárias no trato com os animais como:higiene das mãos antes e depois do contato com eles,o cuidado no manuseio e as formas mais adequadas de fazê-lo,a identificação dos perigos que cada um oferece como:mordidas,bicadas,etc...
Espera-se que a criança possa:                                                               
 -Ter a possibilidade de observá-los,compará-los e estabelecer relações entre eles.                                                                                                                                                       -Perceber os animais que compartilham o mesmo espaço que elas,expondo os conhecimentos que tem sobre eles.
-Demonstrar interesse pelo mundo natural.
-Ampliar seus conhecimentos por meio da interação com o meio ambiente.
-Compreender a importância dos animais na natureza.
-Apresentarem-se mais criativas e imaginativas durante a realização das atividades.
-Valorizar a diversidade da fauna.
-Apreciar a natureza.
PRODUTO FINAL
Ao final do projeto,realizaremos com as crianças,uma exposição de todas as atividades trabalhadas,com fotos que registram o desenvolvimento desse projeto,por meio de um mural para que todos os envolvidos inclusive os pais,possam visualizá-los.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1ºMomento
Será realizada a sondagem dos conhecimentos prévios das crianças,coletaremos dados por meio de pesquisas e observações.Em seguida selecionaremos alguns tipos de animais para relacioná-los e enviaremos para os pais uma pesquisa sobre qual animal de estimação a criança tem em casa.
2ºMomento
Retomaremos com as crianças o resultado das pesquisas e faremos uma lista com os nomes dos animais domésticos que surgiram.Faremos então uma votação para ver sobre qual o animal estaremos pesquisando e fazendo novas descobertas.
3ºMomento
Realizaremos uma roda de conversa,retomando o que foi realizado no 2ºdia do projeto e falaremos sobre a escolha dos animais,apresentaremos fotos e gravuras de diferentes animais, as características de cada e levantaremos informações a respeito do que já sabemos e o que queremos saber.                      
4ºMomento
Apresentaremos o jogo de memória de animais com o objetivo de estabelecer as regras do jogo para que respeitem a vez do amigo e conheçam a diversidade de animais que existem.Em seguida exibiremos imagem de diversos animais propondo que reproduzam o animal que mais gostou,usando diversos materiais como:canetinhas,giz de cera,tinta e outros.Faremos uma lista ao final com os nomes dos animais e deixaremos expostas na sala.
5ºMomento
Conversaremos sobre os conhecimentos que tinham,sobre o que aprenderam  em relação aos animais diversos  e os animais votados da pesquisa.
6ºMomento
PRODUTO FINAL
Retomaremos com os alunos o que já foi realizado até o momento como:os cartazes de figuras e fotos,as reproduções feitas por eles e a lista com os nomes dos animais.
  Selecionaremos para compor o produto final, uma obra do artista plástico Gustavo Rosa,chamada,”cachorro”,propondo uma reprodução coletiva com o uso de diversos materiais,como tecidos pois poderá ficar um trabalho bonito e diferenciado.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
No decorrer do projeto,devemos garantir,sempre que possível,o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato colocando em jogo os saberes individuais.Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.Escolher melhor quais animais estudaremos para que o projeto seja instigante para as crianças e também ficar evidente diferentes modos.
Assegurar que as crianças tenham espaço para pesquisar,levantar hipóteses,comparar informações e que o brincar esteja presente.Envolver as famílias em algumas etapas.Retomar a importância de o professor estudar antecipadamente cada animal para ter conhecimento do assunto.Selecionar material para o desenvolvimento do planejamento como imagens que serão utilizadas para leituras,músicas que expressam e envolvam todos.


PAUTA DE OBSERVAÇÃO PARA PROCESSO AVALIATIVO DO PROJETO:
Avaliando o processo do projeto,os objetivos estabelecidos deverão garantir e oportunizar para que as crianças:valorizem do diálogo como forma de lidar com os conflitos,compreendam a importância dos animais,demonstrem interesse pelo mundo natural.Apreciem a fauna,participem em práticas que envolvam os cuidados necessários com os animais,estabeleçam relações com os animais e compreendam a necessidade dos animais na natureza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.


  VÍDEO:VALE Á PENA CONFERIR!!!!!!!





                                                       REGISTRANDO  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


                                                     
                                                                                   
                                                   


                                                                                      







                  
 




Nenhum comentário: