PROJETO:QUE ANIMAL É ESSE?
AUTORES
Márcia Regina
Bulgarelli
PÚBLICO ALVO
Crianças de 3 anos-infantil
III
JUSTIFICATIVA
Acreditamos que uma das
formas que se dá á aprendizagem é através do
conhecimento social.
Para Vygostsky(1984),a
aprendizagem e o desenvolvimento existem na criança desde o dia em que ela
nasce e a escola tem o papel de aprimorar os conhecimentos da criança e jamais
deixar de valorizar as experiências que são adquiridas através do seu convívio
social e cultural.
Segundo Piaget,a
aprendizagem ocorre a partir do conhecimento e dependerá da relação sujeito e
meio.Assim sendo, o conhecimento social acontece partindo das idéias
piagetianas,(o qual o presente projeto se norteará),pretendemos trabalhar
através do conhecimento social com o tema”animais”.
OBJETIVOS
-Considerando a importância de conhecer os
diferentes tipos de animais o projeto tem como objetivo:
-Estabelecimento de algumas
relações entre diferentes espécies de seres vivos,bem como suas características
e necessidades vitais.
-Conhecimentos dos cuidados
básicos dos pequenos animais e preservação a vida destes na natureza.
-Ampliação de conhecimentos
de mundo através da interação com o meio social.
-Estabelecimento progressivo
a diferenciação entre os conhecimentos de senso comum e os conhecimentos científicos
Ao socializar esse projeto
com os alunos,pretendemos estimular o interesse,a imaginação,levando-os a
interagirem com perguntas e respostas,desenvolvendo a oralidade bem como a
criatividade através da expressão por meio de desenhos,de falas e outras
formas de representação.Pretendemos ainda levá-los a reflexão e tomada de
consciência dos cuidados e preservação dos animais. Integrando todas as
atividades tendo-se como objetivo proporcionar as crianças a aprendizagem das
noções básicas necessárias no trato com os animais como:higiene das mãos antes
e depois do contato com eles,o cuidado no manuseio e as formas mais adequadas
de fazê-lo,a identificação dos perigos que cada um oferece
como:mordidas,bicadas,etc...
Espera-se que a criança
possa:
-Ter a possibilidade de
observá-los,compará-los e estabelecer relações entre eles. -Perceber
os animais que compartilham o mesmo espaço que elas,expondo os conhecimentos que
tem sobre eles.
-Demonstrar interesse pelo mundo
natural.
-Ampliar seus conhecimentos
por meio da interação com o meio ambiente.
-Compreender a importância
dos animais na natureza.
-Apresentarem-se mais
criativas e imaginativas durante a realização das atividades.
-Valorizar a diversidade da
fauna.
-Apreciar a natureza.
PRODUTO FINAL
Ao final do
projeto,realizaremos com as crianças,uma exposição de todas as atividades
trabalhadas,com fotos que registram o desenvolvimento desse projeto,por meio de
um mural para que todos os envolvidos inclusive os pais,possam visualizá-los.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1ºMomento
Será realizada a sondagem
dos conhecimentos prévios das crianças,coletaremos dados por meio de pesquisas
e observações.Em seguida selecionaremos alguns tipos de animais para
relacioná-los e enviaremos para os pais uma pesquisa sobre qual animal de
estimação a criança tem em casa.
2ºMomento
Retomaremos com as crianças
o resultado das pesquisas e faremos uma lista com os nomes dos animais
domésticos que surgiram.Faremos então uma votação para ver sobre qual o animal
estaremos pesquisando e fazendo novas descobertas.
3ºMomento
Realizaremos uma roda de
conversa,retomando o que foi realizado no 2ºdia do projeto e falaremos sobre a
escolha dos animais,apresentaremos fotos e gravuras de diferentes animais, as
características de cada e levantaremos informações a respeito do que já sabemos
e o que queremos saber.
4ºMomento
Apresentaremos o jogo de
memória de animais com o objetivo de estabelecer as regras do jogo para que
respeitem a vez do amigo e conheçam a diversidade de animais que existem.Em
seguida exibiremos imagem de diversos animais propondo que reproduzam o animal
que mais gostou,usando diversos materiais como:canetinhas,giz de cera,tinta e
outros.Faremos uma lista ao final com os nomes dos animais e deixaremos
expostas na sala.
5ºMomento
Conversaremos sobre os
conhecimentos que tinham,sobre o que aprenderam
em relação aos animais diversos e
os animais votados da pesquisa.
6ºMomento
PRODUTO FINAL
Retomaremos com os alunos o
que já foi realizado até o momento como:os cartazes de figuras e fotos,as
reproduções feitas por eles e a lista com os nomes dos animais.
Selecionaremos para compor o produto final,
uma obra do artista plástico Gustavo Rosa,chamada,”cachorro”,propondo uma
reprodução coletiva com o uso de diversos materiais,como tecidos pois poderá
ficar um trabalho bonito e diferenciado.
O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
No decorrer do
projeto,devemos garantir,sempre que possível,o trabalho em grupos para que os
alunos possam ser parceiros de fato colocando em jogo os saberes
individuais.Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento
do projeto.Escolher melhor quais animais estudaremos para que o projeto seja
instigante para as crianças e também ficar evidente diferentes modos.
Assegurar que as crianças
tenham espaço para pesquisar,levantar hipóteses,comparar informações e que o
brincar esteja presente.Envolver as famílias em algumas etapas.Retomar a importância
de o professor estudar antecipadamente cada animal para ter conhecimento do
assunto.Selecionar material para o desenvolvimento do planejamento como imagens
que serão utilizadas para leituras,músicas que expressam e envolvam todos.
PAUTA DE OBSERVAÇÃO PARA PROCESSO AVALIATIVO DO PROJETO:
Avaliando o processo do projeto,os objetivos estabelecidos deverão garantir e oportunizar para que as crianças:valorizem do diálogo como forma de lidar com os conflitos,compreendam a importância dos animais,demonstrem interesse pelo mundo natural.Apreciem a fauna,participem em práticas que envolvam os cuidados necessários com os animais,estabeleçam relações com os animais e compreendam a necessidade dos animais na natureza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
VÍDEO:VALE Á PENA CONFERIR!!!!!!!
REGISTRANDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário