REFLEXÃO

..não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

sábado, 13 de fevereiro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Horta




INFANTIL II/III, PROFESSORA MÁRCIA



Objetivos :

  • Criar uma horta e cuidar dela.

  •  Observar o desenvolvimento de um ser vivo.

  •   Valorizar o meio ambiente.  

Tempo estimado:


Depende do que será plantado.



Material necessário :

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

Desenvolvimento:

Antes de começar, verificamos a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.



1ª ETAPA: Perguntamos quem conhece uma horta. Para que serve? Contamos que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª ETAPA: Que ingredientes são usados em uma salada? Registramos as respostas. Levamos as crianças ao refeitório e mostramos alguns vegetais. Alertamos para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.



3ª ETAPA: Aqui a horta começa realmente. Num canto ensolarado, Pedimos às crianças que revolvessem a terra com pazinhas. Cada uma deveria fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografamos tudo para que todos comparassem essa etapa com as outras.



4ª ETAPA : A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Usamos duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa.

 

Um comentário:

Vaneli disse...

Márcia
Adorei as suas criancinhas!O seu blog está bárbaro!
Bjs
Vaneli