REFLEXÃO

..não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

terça-feira, 30 de março de 2010

DICAS DE LEITURAS





RESPEITO




                                                               
"COM LICENÇA?"Aprendendo sobre convivência.

 "DEIXA QUE EU FAÇO!"Aprendendo sobre  responsabilidade.

  "E EU COM ISSO?!" Aprendendo sobre respeito.                    

    "NÃO FUI EU!"Aprendendo sobre honestidade.                                                                                                        
A leitura diária feita pelo professor é uma atividade que precisa ser permanente e diária,são apropriadas para se construir posturas,valores e atitudes.
 
                                                                                                                                   

 





Algumas sugestões para estimular a leitura:




1.O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.

2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.

3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.

4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.

5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.


 



                                                                                                                                                                       

                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário: