REFLEXÃO

..não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

sábado, 13 de fevereiro de 2010

IDENTIDADE E AUTONOMIA!!!!


A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.



PROCESSOS DE FUSÃO E DIFERENCIAÇÃO



A exploração do corpo e dos movimentos, assim como o contato com o corpo do outro, são fundamentais para o primeiro nível de diferenciação do EU. É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do corpo do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo. O outro é assim, elemento fundamental para o conhecimento de si.



Cabe à escola oferecer oportunidades para que o processo de construção da identidade aconteça.



Infantil II da profª Márcia dando banho e cuidando das bonecas:



"A criança tem uma Linguagem própria, constrói seu conhecimento explorando ações da sua realidade, se expressando com seus parceiros visíveis ou invisíveis."



Vicktor Lowenfeld



Um comentário:

Jaqueline José disse...

Márcia, amo a Educação infantil, vou mostrar seu trabalho para as minhas alunas,
bjos
Jaque